Chapada: Governo implanta Unidades de Referência de Produção de Leite

Foto: Divulgação/SDR

Com a perspectiva de geração de trabalho e renda e de inclusão sócio produtiva dos agricultores familiares produtores de leite da Bahia, o governo do estado implantou cinco Unidades de Referência de Produção de Leite nos municípios de Ruy Barbosa, Mundo Novo, Baixa Grande e Morro do Chapéu. A iniciativa é Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que já instalou um total de 51 unidades no estado.

O objetivo é atualizar o conhecimento de técnicos e produtores para aumentar a produção, produtividade e rentabilidade da bovinocultura de leite da agricultura familiar. Além disso, a demonstração da viabilidade técnica, econômica, social e ambiental da produção de leite vai poder servir como exemplo para adesão do projeto. Em um ano a SDR contemplou cinco regiões, entre elas a região oeste (39) e os territórios Sisal (3), Sudoeste (4), Piemonte do Paraguaçu (2) e Chapada Diamantina (3).

O agricultor Dilton dos Santos Macedo, produtor de leite há 32 anos, no município de Mundo Novo foi um dos beneficiados com a implantação de uma das unidades. “Vivo do leite, com pouca renda e baixa produção. Hoje, pela primeira vez, tive a oportunidade de receber assistência técnica e extensão rural (ATER) do Governo da Bahia. Estávamos precisando de acompanhamento e orientação, mas não tínhamos condições de pagar os serviços por serem muito caros”, afirma o produtor.

Nas unidades, os técnicos orientam o produtor de leite sobre adoção de tecnologias, correção e adubação do solo, intensificação do uso de pastagens, conforto animal, qualidade do leite e implantação de reserva estratégica de alimentos para o rebanho em períodos de seca.

Mostrando a Bahia com informações da Secom/Ba


Comentários

Deixar uma Resposta