Irecê une tradição e modernidade no São João 2017

Foto: Reprodução

Com o tema Sou Sertão de Coração, Irecê, localizada no centro-norte da Bahia, realiza o Arraiá das Caraíbas, de 22 a 26 de junho, na Praça Clériston Andrade (Praça do São João). Pelos palcos do circuito principal vão passar nomes como Marília Mendonça, Targino Gondim, Jorge e Mateus, Dorgival Dantas, Limão com Mel, Odair José, Fernando Mendes, Márcio Greyck, dentre outras.

Já na chegada, os visitantes serão recebidos na rodoviária da cidade com muito forró. A decoração com bandeirolas e enfeites típicos da época, além das pessoas caracterizadas e dos trios de sanfoneiros, aguardam o público, dando boas-vindas e fazendo com que os turistas sintam o clima junino.

Os festejos têm início com apresentação de um coral formado por pessoas do município, no total de 40 vozes, acompanhado de orquestra e dançarinos. No repertório, músicas de Luiz Gonzaga e Dominguinhos. O desfile de carroças é tradição no São João de Irecê. Estudantes, professores e toda a comunidade se caracterizam e desfilam pelas ruas da cidade convidando toda a população para os festejos, dando início à festa.

Além do circuito oficial, tem ainda Mercadão Zé Bigode, cujo nome é em homenagem ao sanfoneiro mais antigo do município, a festa acontece de 23 a 25 de junho, com programação das 6h às 10h e das 14h às 20h. Localizado na feira livre da cidade, é nesse circuito que turistas e moradores se encontram para dançar um forrozinho pé-de-serra e se deliciar com os quitutes da cozinha típica local: sarapatel, mocotó, cuscuz com ovo, carne do sol frita rabada estão no cardápio.

Nesse ano, a festa junina traz uma novidade: a Vila das Caraíbas. Idealizada por artistas plásticos, a Vila representa uma cidade cenográfica, instalada ao lado da Praça Clériston Andrade. A vila terá espaços para a Prosa de Cozinha, Quintal Junino, Artesanato, réplicas de igrejas, quitandas, além de apresentações artísticas com atores e atrizes caracterizados e quadrilhas.

Em paralelo ao São João na rua, acontece também o Forró Sertão, que será realizada nos dias 24 e 25 de junho, na Arena Gran Fest. Entre as atrações estão artistas como Ivete Sangalo, Anitta, Gustavo Lima, Henrique e Juliano, Samyra Show, Magníficos, Léo Santana e Duas Medidas.

Para quem curte um forró mais tradicional, a Zabumbada é outra opção. Ao som de um autêntico forró pé-de-serra, o arrastão cultural percorre ruas da cidade no sábado (25). (São João na Bahia)


Comentários

Deixar uma Resposta